Estamos vivendo a 4ª revolução industrial e experimentamos uma nova forma de nos relacionarmos. Entenda a Comunicação 4.0 e como implantá-la!

A transformação digital e a implantação de metodologias ágeis fizeram com que nosso ritmo de vida fosse acelerado. Surgiram novos canais de comunicação como celulares, aplicativos, redes sociais. Dessa forma, temos de lidar com o excesso de informação, a dificuldade de fazer o filtro do que é relevante, a sensação de “estar perdendo algo” – FOMO, chamada de Fear of Missing Out e a necessidade constante de checar a veracidade das informações. E assim, surgiu a comunicação 4.0.

COMUNICAÇÃO 4.0


As empresas fizeram uma transição do mundo off-line para o universo on-line. Dessa forma, a tecnologia abriu espaço para que o diálogo faça parte da relação entre colaborador e empresa. Com isso, os funcionários passaram a ter voz e protagonismo.

É preciso adaptar a comunicação 4.0 para esse novo perfil de audiência mais conectada. Sendo assim, entregar conteúdos relevantes, utilizar técnicas como storytelling em suas narrativas, cuidar do relacionamento pensando em employee experience, sempre buscando visibilidade e alcance da mensagem.

PONTOS FORTES DESSA COMUNICAÇÃO

  • Alinha a informação para equipe de forma rápida, transparente e simultânea, melhorando a produtividade.
  • Aproxima e integra as pessoas atuando no senso de pertencimento à empresa e no engajamento.
  • Permite uma adaptação mais rápida às mudanças.
  • Empodera as equipes incentivando o protagonismo.
  • Alinha as expectativas do colaborador com os resultados esperados pela empresa. 
  • Educa e conscientiza o papel de cada um na empresa.

COMO FAZER UMA COMUNICAÇÃO 4.0

  1. Identifique quais são os conteúdos relevantes para o seu público interno. Por isso, crie diálogos que estimulem a participação e a colaboração.
  2. Promova uma comunicação com experiência. Uma vez que, as pessoas se conectam muita mais com o que faz sentido para elas e isso cria memória.
  3. Invista em canais que tenham recursos que permitam a interação e a mensuração da comunicação. Por exemplo, as redes sociais corporativas.
  4. Relacione as campanhas aos objetivos da organização.
  5. Comunique os conteúdos de forma atraente e criativa.
  6. Crie ações diferenciadas que motivem e encantem o público interno. Dessa forma, é sempre bom lembrar que eles são os embaixadores da marca.
  7. Prepare a liderança comunicadora. A verdadeira comunicação acontece entre as pessoas.
  8. Incentive a inovação. As pessoas sentem-se motivadas a compartilhar ideias.

Não esqueça que a comunicação acontece entre pessoas. Por isso devemos manter o respeito, empatia, ficar atento as necessidades, preservar a diversidade do grupo. Afinal, a transparência é fundamental. Dessa maneira, isso tudo fortalece uma cultura de confiança.

A Vibro é um hub de endomarketing e pode apoiá-lo nesse processo de transição para uma comunicação 4.0. Sendo assim, podemos fazer um diagnóstico para identificar em qual estágio está a comunicação interna da sua empresa e juntos, traçarmos um plano para essa transição. Afinal, tudo de acordo com a realidade da sua empresa e sua verba disponível para essa transformação. 

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