O trabalho remoto global não é mais uma tendência, é uma realidade que foi desmistificada pelas empresas. Sim, conseguimos manter a produtividade e podemos morar em qualquer parte do mundo. Afinal, basta ter acesso a uma boa conexão de internet.

A pandemia pegou todo mundo de surpresa, mas já superamos a fase de adaptações com muita criatividade e tecnologia. Dessa maneira, a comunicação interna reviu formatos, conteúdos e ferramentas, assim como a gestão à distância foi reinventada.

Acompanhamos muitas dores das empresas nesse período e queremos compartilhar com você práticas que funcionam.

ADAPTAÇÕES NO RITMO DA COMUNICAÇÃO INTERNA REMOTA

Equilibre a comunicação síncrona e assíncrona. Afinal, existem momentos que precisamos estar todos conectados ao mesmo tempo, numa videoconferência ou chat para tomar uma decisão, comunicado, feedback ou celebração. Sendo assim, no caso do assíncrono, o uso de plataformas de organização de tarefas e de documentos compartilhados permite que todos estejam alinhados.

COMUNICAÇÃO INTERNA REMOTA NA PRÁTICA

Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar:

1. Storytelling

Era uma vez… Todo mundo adora uma boa história. Afinal, enredos nos causam identificação, despertam o senso de pertencimento, emocionam, nos conectam. Sendo assim, humanize o conteúdo porque fica mais leve e fácil de ser assimilado.

2. Menos é mais

Lembre-se de que existem diferentes perfis de colaboradores, por isso é importante simplificar a mensagem para facilitar o entendimento. Por isso, é preferível conteúdos enxutos e mais frequentes, mantendo a conexão do colaborador com a empresa.

3. Transparência

Comunicar conteúdos estratégicos de forma consistente, clara e acessível promove o engajamento, evita ruídos e transmite segurança.

4. Fazer sentido

Na hora de estruturar a comunicação de um tema é importante construir uma narrativa que faça sentido. Dessa forma, tocar as pessoas, fasear campanhas em etapas e usar um mix de canais e formatos pode ajudar a despertar a atenção e dinamizar a informação.

TECNOLOGIA A NOSSO FAVOR

O mercado disponibiliza muitas ferramentas que nos permitem conexão com a empresa e comunicação com os colegas. Afinal, como otimizar esses recursos?

  1. Treine a equipe sobre as funcionalidades da ferramenta. 
  2. Divulgue a política de comunicação para que todos saibam as diretrizes de uso correto. 
  3. Abra espaços para uma comunicação de mão dupla e reforce para o colaborador a importância de se manter um diálogo.
  4. Com o trabalho remoto global um ponto importante é observar se a plataforma escolhida possui a funcionalidade de tradução.
  5. Para fazer uma videoconferência, algumas opções são: Google Hangouts Meet, Zoom, Microsoft Teams.
  6. A necessidade é troca de mensagens instantâneas? Whatsapp e Telegram.
  7. Precisa organizar a gestão de projetos? Trello, Asana e muitos outros.

O MELHOR MOMENTO PARA COMUNICAR

Lembrou de algo à noite ou no final de semana? Então, anote para não esquecer, segure a ansiedade e envie em horário comercial.

Com tantas possibilidades, é possível melhorar a comunicação interna remota durante e após a pandemia. Dessa forma, com certeza existem soluções e ferramentas adequadas para você e para o perfil da sua empresa.

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