5 formas de melhorar a comunicação da liderança com sua equipe

07/23/21
BlogDicas

O estilo de comunicação da liderança vem mudando. Quando clara e assertiva, cria um clima de confiança, transmite segurança à equipe e mantém todos alinhados aos objetivos e desafios da empresa. Sendo assim, a figura da liderança comunicadora é responsável por tudo isso, além de estimular o sentimento de proximidade, motivação e engajamento.

Mas atualmente existe uma outra habilidade que é bastante exigida: a colaboração. 

Para exercer uma liderança colaborativa, o gestor precisa:

• conhecer profundamente a visão, objetivos e metas da empresa;

• entender cada pessoa que faz parte da sua equipe;

• comunicar-se com o time de forma rotineira e estar presente;

• dar o direcionamento para que as pessoas consigam contribuir com seus talentos.

São muitas as boas práticas aplicadas à liderança e a comunicação interna é uma ferramenta importante para que elas produzam o efeito desejado. Afinal, escolhemos 5 caminhos para melhorar a comunicação da liderança com o seu time. Anote aí!

1. Conhecer o time

O líder precisa ser curioso e ter interesse verdadeiro pelas pessoas. Por isso, ter empatia e colocar-se no lugar do outro. Dedicar tempo para observar, conversar, descobrir as motivações, necessidades e sonhos de cada um. Afinal, somente conhecendo cada perfil, conseguirá alinhar os objetivos das pessoas aos da organização, além de ajudá-las a desenvolver habilidades e melhorar o desempenho. 

2. Escuta ativa

É preciso ter abertura para ouvir o que os outros têm a dizer, com presença e atenção. Para o colaborador, é importante saber que sua opinião foi levada em consideração, mesmo que sua ideia não tenha sido executada. Além disso, diálogo nos expõe a outras formas de pensar. Afinal, essa postura favorece a inovação e estimula as pessoas a compartilhar ideias.

3. Comunicação face a face

O olhar nos conecta. Frente a frente, é possível observar as reações e ajustar a mensagem para que as pessoas se entendam durante uma conversa. Por isso, a comunicação da liderança deve aproximar a equipe. Sendo assim, estar presente no dia a dia mostra um líder que trabalha junto para alcançar as metas. 

4. Liderar é inspirar

Para influenciar as pessoas, o líder precisa aprender a se comunicar de forma espontânea e com emoção. Fazer com que as pessoas sintam que seu trabalho é muito importante para o resultado da organização. É possível criar narrativas com base em histórias que já aconteceram com você. Compartilhe seus anseios e dúvidas. A vulnerabilidade conecta. O líder que conta histórias se aproxima e se mostra mais humano.    

5. Comunicar pelo exemplo

Você precisa ser o primeiro a representar e se identificar com o propósito e valores da empresa. Quando o líder consegue alinhar o propósito da organização aos da sua equipe, reforça o sentimento de pertencimento e entusiasma os colaboradores a vivenciarem esses valores. 

A Vibro sabe que a liderança é o principal canal de comunicação interna nas empresas. De acordo com levantamento realizado pelo Linkedin, em agosto de 2020, entre as 10 habilidades mais valorizadas por empregadores, a mais citada foi a comunicação, aparecendo também no ranking capacidade de liderança. Está precisando desenvolver seus líderes? Fale com a Vibro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.