8 dicas para melhorar o engajamento na sua empresa

05/13/21
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A gente não entrega o que não vive. A experiência do que desejamos ser lá fora começa dentro de casa. Empresas que têm sua cultura voltada para pessoas entendem que seus colaboradores são seu maior ativo e investem na gestão de pessoas. Por isso, a importância de melhorar o engajamento dentro da sua empresa!

Dentro de uma organização, encontramos pessoas engajadas, desengajadas  e altamente desengajadas. Pessoas engajadas produzem melhor, e há uma relação direta entre esse fato e a satisfação do cliente. Possuem senso de dono, entusiasmo e comprometimento. Têm como objetivo fazer o seu melhor e contribuir para o sucesso da empresa.

Engajamento por definição está relacionado ao grau de envolvimento de um indivíduo com uma causa. Segundo Stephen Harding, especialista em pesquisas organizacionais, o engajamento é construído em três dimensões: pensar, sentir e agir. O pensar significa que o indivíduo compreende o propósito da organização e está alinhado a ele. O sentir é o orgulho de pertencer. E o agir é quando o colaborador sente-se bem em trabalhar na empresa e fará o necessário para o crescimento do negócio.

Engajamento é uma responsabilidade de todos, da liderança e também do RH. 

Mas, como fazer para manter nossas pessoas engajadas? Como melhorar o engajamento?

Listamos algumas dicas para melhorar o engajamento e indicadores de funcionários. Prontos para começar? Vamos lá.

1. LIDERANÇA INSPIRADORA 

Você é líder de um grupo de pessoas? O líder é o responsável por manter viva a chama da paixão do colaborador pela empresa. Para isso, precisa conhecer cada indivíduo e compreender suas necessidades e motivações. A disponibilidade de escuta, abertura para o diálogo e conversas face a face são fundamentais. Lembre-se: a empatia cria uma ponte entre os objetivos do negócio e as necessidades do colaborador. Não existe uma fórmula pronta, você precisa entender o cenário da organização em que trabalha. 

2. PROPÓSITO 

Estabeleça uma relação direta entre a atividade desempenhada pelo funcionário e o resultado obtido pela empresa. Somente assim ele perceberá sentido no que faz.

3. OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO

Existe um plano de carreira? É importante que o colaborador se veja no futuro da empresa. Quais são as possibilidades de treinamento e desenvolvimento?

4. RECONHECIMENTO 

Todo mundo sente orgulho de ser lembrado e valorizado. Elogie regularmente e publicamente. Celebre conquistas de forma significativa. Crie um programa de reconhecimento com base nos valores da empresa. 

5. REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS 

Além de salário e bônus, cada vez mais os benefícios estão sendo valorizados. A criação de pacotes flexíveis, com opções que façam sentido para o colaborador de acordo com sua idade, estágio de vida e aspirações de carreira são um diferencial.

6. AÇÕES DE INTEGRAÇÃO

As pessoas querem interagir. Promova ações para engajar funcionários que fortaleçam o discurso e a cultura da organização. Isso cria vínculo emocional entre os colaboradores. 

7. CULTURA DE DIÁLOGO E COLABORAÇÃO

As pessoas precisam se sentir escutadas e valorizadas. Converse com o time, delegue tarefas e considere as opiniões e decisões. Faça parte do projeto, mas dê autonomia para que sua equipe siga de maneira independente. 

8. QUALIDADE DE VIDA

Considere iniciativas que permitam equilibrar a vida pessoal e profissional. Cuide do aspecto emocional pensando no bem-estar de seus colaboradores.

Engajamento sempre foi uma das preocupações das empresas, mas com o trabalho remoto, esse tema tornou-se urgente. É nos tempos de pressão que a liderança tem de demonstrar que está junto. Converse com a gente. Vamos ressignificar o engajamento numa nova forma de relação mais digital na sua empresa? 

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