Ações de engajamento: Confira 3 exemplos para você melhorar o clima interno

08/13/21
Blog

O engajamento é um dos grandes desafios da liderança e RH das empresas. O tema requer atualizações e novas estratégias para que a chama do colaborador pela empresa se mantenha acesa. Afinal, recentemente falamos no blog da Vibro sobre 8 dicas para melhorar o engajamento na sua empresa. Por isso, hoje vamos trazer 3 exemplos de ações de engajamento para você aplicar com sua equipe.

• DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COMO AÇÕES DE ENGAJAMENTO

O mindset do Lifelong Learning, que significa educação continuada, ganhou destaque no mundo contemporâneo. Por isso, os profissionais precisam ter uma postura aberta ao conhecimento para acompanhar as transformações do mercado.

Empresas que trabalham employee experience percebem o desenvolvimento profissional como uma excelente estratégia de engajamento. Para isso, existem plataformas de educação continuada disponíveis no mercado para capacitação online. Sendo assim, outra opção é estabelecer convênios com estabelecimentos de ensino para pós-graduação e idiomas.

Sua empresa não dispõe de verba para capacitação? Por isso, temos uma dica bem bacana, anota aí: promova treinamentos internos em que os próprios colegas dividem conhecimento entre si. Dessa forma, isso valoriza os talentos internos e atualiza a equipe. 

  • Crie um programa de compartilhamento de conhecimento. 
  • Cadastre os colaboradores e temas que possuem experiência. 
  • Organize uma agenda de eventos e faça a divulgação. 

• SAÚDE E BEM-ESTAR

É preciso cuidar das pessoas. O sentir-se bem é uma condição fundamental para o engajamento. Dessa forma, a qualidade de vida envolve a saúde do corpo, mente e o ambiente ao redor. 

O que fazer?

  • Realize uma pesquisa com seus funcionários para descobrir as principais necessidades e preferências deles. Se sua empresa já fizer gestão comportamental, será mais fácil. Com isso, as iniciativas oferecidas serão mais acertadas e a chance de engajamento é maior.
  • Crie um programa de qualidade de vida em que as ações de saúde e bem-estar estejam relacionadas de alguma forma.

Dicas práticas:

  • Reveja o dress code para que as pessoas possam trabalhar mais à vontade. Muitas empresas já adotaram o casual day, outras inclusive, já adotaram essa prática todos os dias. 
  • Incentive e apoie os colaboradores na criação de grupos de interesse como corrida, bicicleta, meditação, leitura entre outros identificados na pesquisa.
  • Ofereça iniciativas de apoio emocional para pessoas que estejam passando por alguma dificuldade. Inclusive, se possível, extensivo à família.

Quanto mais saudável o seu colaborador está, mais produtivo e engajado ele fica, e isso reflete nos resultados alcançados pela empresa.

• LIDERANÇA

Você está cansado de saber que a liderança é o principal canal de comunicação. Por isso, não basta só a empresa oferecer iniciativas, é preciso que o gestor observe a equipe e suas necessidades. 

É ele quem promove um clima de confiança, direciona as pessoas, serve como exemplo. Sendo assim, quando temos um líder inspirador, o engajamento acontece de forma natural. Mas afinal, como preparar esse líder? Para isso, você vai encontrar no blog da Vibro 5 formas de melhorar a comunicação da liderança com sua equipe, que vai esclarecer como capacitar a liderança comunicadora para engajar cada vez mais a equipe.

É fundamental investir em ações de engajamento. Sendo assim, são elas que fortalecem a relação entre funcionário e empresa. Afinal, a Vibro tem muita experiência nesse tema. Por isso, conta pra gente quais são as dores e juntos vamos construir uma estratégia sob medida para sua empresa. 

Quer falar? Você encontra a gente aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.