Por que investir em comunicação interna se tornou essencial para empresas de pequeno, médio ou grande porte?

10/8/21
BlogMercado

Descubra por que é preciso investir em comunicação interna em todos os tamanhos de empresa? Continue a leitura e saiba mais!

Qual o porte da empresa em que você trabalha? Pequena, média ou grande? Não importa o tamanho, todas possuem algo em comum: empregados. Pois é, as empresas perceberam que as pessoas são seu principal ativo. Com isso, a área de RH passou a ter um papel estratégico porque precisa manter os times alinhados aos objetivos e à cultura do negócio. 

E você sabe quem é o grande parceiro do RH nessa jornada? A área de comunicação interna. Afinal, muitas empresas de grande porte já possuem departamentos de comunicação estruturados. 

Mas por que as empresas de pequeno e médio porte também devem investir em comunicação interna? Porque a comunicação ajuda na interação e integração entre colaboradores e empresa e apoia a promoção da cultura organizacional.

Razões que tornam investir em comunicação interna indispensável

Informar

As empresas que possuem uma comunicação oficial e compartilham informações sobre o negócio, metas e mercado de forma transparente para seus empregados. Assim criam um ambiente de confiança e isso impacta diretamente na motivação das pessoas, além de reduzir ruídos e boatos. 

Motivar

Uma comunicação efetiva, que produz conteúdos sensíveis e relevantes para o público interno e que é aberta ao diálogo, torna o clima melhor e deixa os empregados mais motivados. Sendo assim, um ambiente que encoraja a participação das pessoas faz com que os times percebam a importância e o sentido do seu trabalho. Isso inspira e constrói propósito.

Engaja

Para que haja engajamento é preciso trabalhar a informação e a motivação de forma conjunta. Dessa forma, a comunicação faz uso de campanhas internas para que o empregado compreenda e sinta-se conectado ao propósito da empresa, sinta orgulho de fazer parte e assim trabalhe para o crescimento do negócio.

Melhorar resultados

Quando os empregados conhecem os processos e metas, trabalham orientados para um mesmo objetivo e isso faz com que a produtividade aumente e os resultados sejam alcançados.

Valorizar o empregado

Quando a empresa reconhece boas práticas, o empregado sente-se ouvido e valorizado. Afinal, empresas com uma política de comunicação aberta fomentam a troca de ideias entre gestores e equipe, colaborando com um ambiente inovador. 

Como você viu, existem diversos motivos para investir em comunicação interna. E nem falamos sobre impacto da comunicação na educação de temas estratégicos, na mudança de comportamentos e na construção de identidade!

Em qual estágio está a comunicação interna da sua empresa? A Vibro pode apoiar você desde a implantação, fazendo readequações até o suporte estratégico. Então, venha conversar com a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.