Agentes de Comunicação: eles podem somar muito na comunicação com o público interno

11/19/21
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A comunicação interna agora é horizontal e dialógica. O empregado possui seu lugar de fala, quer compartilhar ideias e ser ouvido pela empresa onde trabalha. Está aberto e ávido por feedbacks. A relação é de colaboração. Dessa forma, nesse movimento de transformação, para dar vazão a tantas informações, a comunicação interna conta com o apoio das lideranças e dos agentes de comunicação.

Quem são os agentes de comunicação?

Os agentes são profissionais de diversas áreas da empresa que além de desempenhar as suas tarefas, atuam de maneira voluntária como facilitadores do processo de comunicação interna. Sendo assim, são eles que ajudam a fazer a informação chegar em todas as pontas.

Papel dos agentes de comunicação

Esse grupo apoia a comunicação interna na implementação e realização de campanhas internas. Além disso, ajuda em eventos nas áreas e unidades da empresa, levanta assuntos relevantes para o negócio ou de interesse do funcionário. Também indica pautas para os canais e em algumas empresas, também gera conteúdo.

Qualquer um pode ser agente de comunicação?

Algumas empresas permitem que os interessados se inscrevam no programa de agentes internos. Outras optam por indicações dos gestores das áreas. O fato é que em ambos os casos é importante o acompanhamento da área de Recursos Humanos, porque o agente de comunicação deve estar engajado com o propósito, representar a cultura e o jeito de ser da empresa. 

Papéis complementares na comunicação. Vamos relembrar:

É de responsabilidade da comunicação interna deixar claro para o público interno o propósito, missão, visão e valores da empresa, reforçar as narrativas e fazer a curadoria de conteúdo. Dessa forma, além de mantê-lo informado sobre o negócio e principais objetivos.

Cabe ao gestor o papel de desdobrar as principais narrativas estratégicas do negócio. Afinal, é ele quem gera a credibilidade e inspira sua equipe.

Os agente de comunicação operacionalizam a comunicação, estimulam o engajamento dos colegas nas ações, disseminam as informações e esclarecem dúvidas. Então, existe ainda um novo coadjuvante mais estratégico nesse processo que é o influenciador interno. Porém, esse é um tema para um próximo post.

A Vibro acredita na importância da formação dessa rede de apoio para a construção de um processo forte de comunicação. As grandes empresas que possuem unidades em diferentes locais já costumam utilizar esse recurso. Por isso, na realidade dos pequenos negócios, essa estratégia pode ser um diferencial, já que a comunicação interna costuma ser uma tarefa secundária do profissional de RH. Dessa forma, com o apoio dos agentes, fica mais fácil implementar as ações e manter a cultura viva dentro do negócio. 

Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Então, liga pra gente.

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