Mensuração: conheça alguns indicadores de comunicação interna

09/17/21
BlogDicas

Indicadores da comunicação interna trazem dados que apoiam as lideranças nas tomadas de decisão com mais segurança. Confira mais!

Se você é da comunicação interna, sabe como é difícil mensurar resultados e agregar valor estratégico para a nossa área, garantindo novos investimentos. Mas essa realidade vem mudando. Vivemos a era dos dados e mesmo a comunicação interna passou a trabalhar com base em números e indicadores. Afinal, esses dados apoiam as lideranças nas tomadas de decisão com mais segurança.

Pontos importantes para mensuração de indicadores de comunicação interna

Planejamento, objetivos, metas, indicadores e mensagens. A área de comunicação interna faz o planejamento alinhando seus objetivos à estratégia do negócio, definindo metas que ajudem nessa construção. Além disso, indicadores de eficiência e eficácia como forma de comprovar que as ações realizadas estão contribuindo no processo e para o alcance do resultado do negócio. Dessa forma, a comunicação também é responsável pelas mensagens que são construídas com base em narrativas estratégicas orientadas pela cultura, missão, visão e valores. 

Existem 2 tipos de indicadores: eficiência e eficácia. Sendo assim, o primeiro é voltado ao processo, canais, programas, campanhas, eventos e consegue mostrar se a ação foi executada conforme planejado. Já o segundo mede se os objetivos foram atingidos, por exemplo: transparência, engajamento, mudança de atitude e se os resultados do negócio foram alcançados.

Como medir os resultados de indicadores de comunicação interna? 

• Alcance: O público recebeu a informação?
• Avaliação: Seus clientes gostaram da informação recebida?
• Retenção: Afinal, os receptores entenderam a mensagem e estariam aptos a repeti-la?
• Impacto: existe envolvimento, uma mudança de atitude?

Alguns indicadores de comunicação interna

1. Motivação

Devemos acompanhar o nível de motivação dos colaboradores. Dessa forma, a Pesquisa de Clima fornece importantes insumos.

2. Canais

A estrutura e eficiência dos canais contribuem para os resultados da comunicação interna. Fique de olho no alcance, volume, periodicidade, distribuição, relevância e atratividade visual. Por isso, a interação dos colaboradores nos canais também indica a adesão aos processos organizacionais trabalhados.

3. Intranet

Possui métricas prontas como número de visualizações, tempo de permanência, comentários, taxa de cliques (quando o usuário não navega na página), posts mais acessados.

4. E-mail corporativo

Oferece a possibilidade de acompanharmos a taxa de abertura (percentual de pessoas que abriu o e-mail), indicando se o tema despertou interesse do público. Sendo assim, a taxa de clique (percentual de pessoas que clicaram nos e-mails) nos ajuda a mensurar a efetividade da campanha e a taxa de rejeição (percentual de e-mails que não foram entregues). 

5. Gestão

O entendimento dos colaboradores sobre temas como qualidade, valores, segurança, clima organizacional e cultura tem uma relação direta com o trabalho da comunicação interna.

6. Liderança

Líderes bem-informados, que conseguem cascatear as mensagens e representar os valores da empresa, colaboram para uma comunicação interna eficiente.

7. Diminuição de ruídos na comunicação

Um processo de comunicação organizado ajuda a reduzir a comunicação informal.

8. Dados de outras áreas

Por meio de ações e campanhas, a comunicação interna contribui para o alcance de objetivos de outras áreas. Como por exemplo, redução de acidentes de trabalho, otimização de recursos, turnover. Sendo assim, esses indicadores também comprovam a eficiência das mensagens divulgadas internamente.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o tema, conta pra gente: a comunicação interna da sua empresa é estratégica? A área é vista como relevante para o negócio? Precisa de uma mãozinha para organizar os processos, fazer o planejamento, definindo indicadores? A Vibro está aqui pra te ajudar. Conte com a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.