Saiba como diminuir a ansiedade das pessoas para volta ao trabalho presencial!

Depois de dois anos tão desafiadores, o que esperar de 2022? Afinal, como diminuir a ansiedade das pessoas e, ao mesmo tempo, prepará-las para um ambiente de reencontro? Já que, muitas empresas voltarão ao trabalho presencial, mesmo que de forma híbrida?

Sabemos que o endomarketing é uma poderosa ferramenta para tornar a informação mais atrativa e com isso, reforçar sentimentos positivos, entre deles, o da conexão. Por essa razão, usá-la pode ser muito positivo nesse momento.

Então, veja como as ações de endomarketing podem ajudar. Principalmente, em auxiliar sua empresa na jornada de manter as equipes engajadas em um ano que está apenas começando.

VOLTA AO TRABALHO PARA QUEM ESTÁ NO MODELO PRESENCIAL

• Que tal preparar uma campanha que valorize o bem-estar das pessoas nos canais de comunicação e aproveitar para ativar espaços como pátios e refeitórios? 

• Uma fala próxima da alta liderança dando as boas-vindas é outra forma de transmitir autoconfiança. Além disso, valoriza a contribuição que cada colaborador tem com a empresa por meio do seu trabalho, talento e compromisso.

• Outra ideia é criar uma experiência próxima como um café no início de cada turno, em que todos possam se reencontrar mantendo os protocolos de segurança.

• Instalar um painel ou quadro e convidar as pessoas a compartilhar sentimentos positivos para o ano também ajuda a fortalecer conexões. 

PARA QUE ESTÁ NO MODELO HOME OFFICE

• Criar um momento de interação positiva e inspiradora com a liderança, por meio de uma conversa franca e firme sobre o presente e o futuro. As pessoas desejam enxergar além do que os olhos podem ver.

• Enviar kits de boas-vindas e abrir o ano com a presença de um convidado que fale menos sobre a estratégia da empresa e mais sobre as pessoas que farão a estratégia acontecer.

PARA QUEM ESTÁ NO MODELO HÍBRIDO

• Redesenhar o escritório para uma arquitetura que estimule a colaboração, com menos baias e mais espaços abertos. Além disso, colocar nas áreas mensagens de acolhimento no primeiro dia de trabalho presencial.

• Estimular a liderança direta a se conectar com os times para falar sobre qualidade vida e equilíbrio nos âmbitos profissional, pessoal e mental.

Como você viu, 2022 exigirá uma retomada diferente, com as ações internas mais centrada nas pessoas e nas grandes transformações que todas viveram nos últimos tempos. Afinal, mais do que um momento de boas-vindas, o que as empresas precisam é de um momento de acolhimento.

Se você deseja desenhar um endomarketing com mais sentido para seu público interno, fale com a Vibro.