Você já fez o seu orçamento de comunicação interna? Quer uma mãozinha? Então, nós da VIBRO podemos te ajudar! Leia o conteúdo que preparamos!

Entramos na reta final de 2021, momento em que todas as empresas estão fazendo o planejamento para o próximo ano. A realidade nas organizações está cada vez mais complexa. Sendo assim, é preciso pensar estrategicamente e destinar os recursos para os projetos mais relevantes. 

Analise os investimentos e os resultados anteriores

Lembra que conversamos aqui no blog da Vibro sobre mensuração e indicadores de comunicação interna? Agora é a hora de analisar os investimentos anteriores x resultados obtidos. Então, com essas informações será mais fácil elaborar um novo plano readequando investimentos em projetos que tenham se mostrando mais eficazes.

Em busca de novos investimentos

Tenha em mãos os números alcançados com os esforços realizados. Dessa maneira, fica mais fácil conseguir viabilizar seu plano se você demonstrar que a comunicação interna torna claro os objetivos do negócio. Além disso, dá o direcionamento e faz com que todos os empregados trabalhem em sinergia, aumentando a produtividade e os resultados para todos.

Dê olho no propósito e na estratégia

Para começar é preciso revisitar o propósito da empresa, conhecer os objetivos do negócio para o ano seguinte, alinhar os objetivos da CI aos da organização e definir como serão mensurados.

Planeje o orçamento de comunicação interna

O planejamento vai orientar todas as ações de comunicação trabalhadas ao longo do ano. Afinal, é importante revisá-lo periodicamente e fazer os ajustes necessários.

  1. Defina as ações prioritárias, principais narrativas e temas.
  2. Com a mudança nas formas de trabalho que agora pode ser presencial, híbrido ou remoto, é preciso garantir o acesso à informação e manter o engajamento dos empregados. Por isso, pense sobre os canais: quais devem permanecer? Quais serão descontinuados? Em quais canais será necessário investir?
  3. Quando o assunto é campanha – Qual será a estratégia? Quem são os públicos? Haverá ativações promovendo experiências?
  4. Como serão os programas de comunicação interna? Celebrações, treinamentos e reconhecimento, por exemplo?
  5. A liderança é o principal canal de comunicação com as equipes. Os gestores da sua empresa estão preparados para atuar como comunicadores? É preciso prever a capacitação por meio de treinamento?
  6. Como a sua área está estruturada? Sua equipe consegue dar vazão às demandas? Afinal, é preciso prever a contratação de mais profissionais?

Orçamento de comunicação interna

Somente com essas informações em mãos será possível definir o investimento necessário para implantação das ações de comunicação interna. Dessa forma, uma recomendação é envolver um parceiro especializado na área durante a elaboração do planejamento. Por isso, ele pode contribuir com muitas informações e boas práticas de mercado. 

Ainda não tem um fornecedor parceiro? Além disso, você precisa conhecer a proposta de trabalho da Vibro, um hub com mais de 15 anos de experiência que apoia negócios de diferentes segmentos e portes. Sendo assim, nosso modelo de trabalho é diferente porque avaliamos a necessidade do cliente e trabalhamos de forma customizada. Afinal, isso tem tudo a ver com otimização de recursos para o orçamento de comunicação interna de 2022, certo?

Antes de conversar com a o seu público interno, que tal conversar com a gente?