Confira 5 dinâmicas de grupo focadas na melhoria do engajamento e interação com funcionários

10/22/21
BlogDicas

Você sabia que dinâmicas em grupo online são cada vez mais frequentes? As empresas têm aderido ao formato virtual, não somente por conta da pandemia, mas também para evitar custos desnecessários. 

As dinâmicas de grupo são ferramentas importantes que fazem parte da estratégia de gestão de pessoas. Afinal, na etapa de recrutamento e seleção, são usadas para testar as competências dos candidatos. Mas também podem ser utilizadas para promover a interação entre os empregados em programas de treinamento e desenvolvimento. Além disso, trabalha a motivação, engajamento, colaboração, criatividade e promover a melhoria no clima organizacional.

Confiras 5 dinâmicas de grupo que separamos para você!

Hoje, vamos compartilhar 5 dinâmicas de grupo que podem ser realizadas em ambientes online.

1. Sessão de brainstorming

Foco: trabalho em equipe, criatividade, testar as habilidades sociais.
Aplicação: apresentar o briefing com um problema a ser solucionado. Sendo assim, combinar um tempo para os participantes estudarem o material. Então, na sequência, abrir espaço de 15 a 30 minutos, para propor soluções, trocar ideias e buscar melhorias nas alternativas apresentadas.

2. Apresentação de produto 

Foco: avaliar como o participante lida com situações de pressão, controle de ansiedade e poder de persuasão. 

Aplicação: os participantes devem fazer uma breve apresentação sobre um produto/serviço da empresa. Dessa forma, a tarefa exige elaboração rápida e boa argumentação. 

3. Dinâmicas de grupo de verdades e mentiras

Foco: estimular a interação entre os participantes.
Aplicação: cada participante deve escrever três afirmações sobre si mesmo, sendo duas verdadeiras e uma falsa. Sendo assim, os demais devem descobrir qual é a falsa. No final, todos devem compartilhar suas impressões sobre a tarefa.

4. Dinâmica dos conselheiros e aconselhados

Foco: integrar e trabalhar na adversidade e inovação, através de situações de conflito, podendo traçar um perfil sobre suas características pessoais.

Aplicação: divida os participantes em 2 grupos: um dos “conselheiros” e outro dos “aconselhados”. Cada conselheiro recebe uma ficha contendo um perfil de abordagem: como autoritário, prestativo, sugestivo, dócil, harmonioso. Por outro lado, cada aconselhado recebe uma ficha contendo um tópico sobre o qual precisa de ajuda. Forme duplas de conselheiros e aconselhados e cada uma realiza uma cena com o seu pedido e o conselho. Logo após, o grande grupo discute sobre as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de abordagem.

5. Uma foto, uma história

Foco: quebra gelo.

Aplicação: cada funcionário deve tirar uma foto que represente sua rotina no home office. Sendo assim, pode ser o seu espaço de trabalho, a vista da janela, uma foto com a família. No momento de realização da atividade, cada participante deverá apresentar a sua foto aos colegas e contar a história por trás da imagem. Por fim, essa é uma forma conectar o grupo que trabalha de forma remota.

Viu só? As dinâmicas de grupo podem ser realizadas de forma inovadora e divertida. Afinal, a Vibro sabe muito bem disso. Podemos criar materiais incríveis para sua dinâmica ou treinamento. Então, conheça o case da Energia Sustentável em nosso blog e venha conversar com a gente sobre experiências memoráveis que já criamos para outros clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.